Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Edmontossauro

O Edmontossauro cujo nome significa "lagarto de Edmontom", era um dinossauro herbívoro, que pertenceu ao grupo dos ornitópodes. Viveram durante o período Cretáceo Superior, na América do Norte e Canadá. Foram constituídos por três espécies principais: Edmontosaurus regalis, Edmontosaurus annectens e Edmontosaurus saskatchewanensis.

Tinha uma espécie de saco nasal, o que acredita-se que emitia sons. Possuía uma mandíbula com uma incrível fileira de dentes em que havia mais de 2.000 dentes, mas que estavam dispostos de uma maneira tão compacta que não servia para morder, no sentido estrito, com eles, esta fera arrancava tufos de vegetação, frutas, sementes, que moia e depois mastigava lentamente. Tinha bochechas que servia para guardar alimentos como um hamister atual.

Era um Hadrossauro, assim como o Parassaurolofo, Maiassaura e outros do gênero. Com quase o comprimento de um Tiranossauro, este herbívoro era um dos maiores hadrossauros que já existiu. Vivia em manadas que chegavam a dez mil animais e eram freqüentemente um banquete para o Tiranossauro Rex.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Edmontosaurus regalis, E. annectens e E. saskatchewanensis
Época: Cretáceo, entre 76 à 65 milhões de anos atrás
Local onde viveu: América do Norte, Alberta no Canadá e EUA
Peso: até 3 toneladas
Tamanho: até 13 m de comprimento
Alimentação: Herbívora

Nenhum comentário:

Postar um comentário