Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Iguanodonte

O Iguanodonte (dente de iguano) era um herbívoro grande, a espécie maior cresceu aproximadamente até 10 metros. Tinha a cabeça larga como a de um cavalo, com um bico córneo semelhante ao da tartaruga à frente de sua boca, que era ideal para retirar a vegetação. Haviam numerosos dentes em filas paralelas na parte de trás de suas mandíbulas, possuía mais ou menos cem dentes e seu bico era bastante afiado, com saliências irregulares na borda, que o ajudavam a cortar as plantas. Foi um dos primeiros dinossauros com a capacidade de mastigar. Os répteis geralmente não podem mastigar porque não possuem músculos especiais para mover a mandíbula de lado a lado.

Seus braços longos e relativamente fortes, serviam também para arrancar folhas das árvores. No pés tinha três dedos e nas mãos cinco, seu polegar era pontudo como uma grande espora. As unhas dos pés e das mãos tinham um formato de casco, o que leva a crer que esse animal locomovia-se sobre duas ou quatro patas.

Quando erguia-se sobre as patas traseiras, alcançava uma altura considerável, o que lhe servia de vantagem na luta com os adversários. Existiram diversas espécies de Iguanodonte, sendo as três mais importantes: Iguanodon mantelli (o primeiro dinossauro a ser encontrado, este é um dos mais famosos foi descoberto por Mantell); Iguanodon bernissartensis e Iguanodon artherfieldensis (as duas ultimas foram encontradas em uma mina da Bélgica). Eram um tipo de dinossauro espetacularmente próspero e seus restos foram encontrados em quase toda parte do mundo, em países como: Inglaterra, Alemanha, Espanha, Bélgica, China e América do Norte.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Iguanodon mantelli, Iguanodon bernissartensis e Iguanodon artherfieldensis
Época: Início do Cretáceo, entre 140 à 100 milhões de anos atrás
Local em que viveu: Bélgica, Inglaterra, Alemanha, Espanha e EUA
Peso: até 4 toneladas
Tamanho: até 10 m comprimento e 4 a 5 m de altura
Alimentação: Herbívora

Nenhum comentário:

Postar um comentário