Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Maiassaura

Em 1778, foram descobertos em Montana no EUA, ninhos de uma espécie nova de Hadrossauro, o Maiassaura, "lagarto boa-mãe". Esse Hadrossauro tinha uma pequena elevação óssea entre os olhos. Ele comportava-se como os pássaros, pois ia todos os anos para a mesma região a fim de botar seus ovos e cuidava de sua cria como uma verdadeira mãe dedicada, cavava um buraco não muito profundo na terra, forrava-o com plantas e depositava seus ovos.

Tratava-se de uma descoberta sensacional, pois forneceu surpreendentes revelações sobre o comportamento social, tanto dos Hadrossauros como também de outros dinossauros que viveram nesta região no fim do período Cretáceo.

Devido a grande quantidade de pequenos ossos encontrados pelos cientistas, é provável que os filhotes tenham permanecido no ninho à espera de alimento. Talvez a mãe tenha sido morta enquanto procurava alimento e os filhotes indefesos, que esperavam pacientemente pelo seu retorno, acabarem morrendo de fome.

Descobriu-se que um filhote de Maiassaura teria em torno de 46 centímetros de comprimento, o mesmo que um gato doméstico. Teriam de crescer rápido, caso contrário seriam facilmente pegos por predadores.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Maiasaura peeblesorum
Época em que Viveu: Fim do Cretáceo, por volta de 66 milhões de anos atrás
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 9 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Nenhum comentário:

Postar um comentário