Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Melanorossauro

O Melanorossauro, dinossauro sauropodomorfo primitivo conhecidos também como prossaurópode, era ancestral dos gigantescos saurópodes que viriam aparecer no Jurássico, as vezes agiam como bípedes para poder alcançar folhagens mais altas, este era o maior de todos os prossaurópodes no Triássico.

Seguindo o fim da extinção do Carniano que extinguiu a maioria dos herbívoros de médio e grande porte, um tipo novo de criatura surgiu, o dinossauro prossaurópode. Os prossaurópodes eram em sua maioria dinossauros herbívoros, com pescoços longos e cabeças pequenas. Durante o meio do Triássico superior (Norian) eles substituíram o Rincossauros e os Therapsídeos, Dicinodontes e Traversodontes como os herbívoros terrestres dominantes. Considerando que todas estas formas mais primitivas tinham mandíbulas fortes e dentes ou bicos córneos, os prossaurópodes tiveram cabeças minúsculas e mandíbulas fracas com dentes, e pedras gástricas usadas como os pássaros atuais, para triturar a comida no estômago. Aqui nós vemos a substituição do réptil mamaliforme que mastigava igual os animais para mastigar como os pássaros com moelas.

A partir do domínio dos prossaurópodes surgiram os saurópodes gigantescos, que caracterizaram os herbívoros dominantes durante 80 à 100 milhões de anos (do Triássico até o Cretáceo inferior). Os répteis mamaliformes mastigadores e dinossauros ornitópodes neste meio tempo tornaram-se animais secundários. Durante este mesmo período os mamíferos genuínos apareceram e esperaram também em linhas secundárias, como criaturas noturnas e pequenas, até a extinção dos dinossauros que lhes deu espaço para empreender a radiação evolutiva depois do fim do Cretáceo

Dados do Dinossauro:
Nome: Científico: Melanorosaurus
Época: Fim do Triássico, 221 à 210 maa
Local onde viveu: África do Sul
Peso: Cerca de 4 a 8 toneladas
Tamanho: 12 m compr.e 4,3 m altura
Alimentação: Herbívora

Nenhum comentário:

Postar um comentário